Employer Branding: Como ser a empresa dos sonhos

Para falar de employer branding, primeiro, a gente precisa explicar o conceito desta poderosa aliada da gestão de empresas. Em tradução livre é a reputação da marca, principalmente como ela é vista por seus colaboradores, bem como fornecedores, clientes e concorrentes.

Numa analogia bem simples de entender, é aquela empresa que quando anuncia uma vaga, chovem currículos de pessoas interessadas em fazer parte da equipe. E isso já não tem mais tanto a ver com salário e benefícios, e sim com a capacidade de gerar satisfação profissional a ponto do seu colaborador virar seu maior defensor.

Como investir em Employer Branding

O primeiro passo para que o Employer Branding funcione dentro da sua empresa é: planejar. Sem um planejamento eficiente, que compreenda as necessidades individuais de cada colaborador, as ações não terão os resultados esperados.

Algumas perguntas são fundamentais nesta fase:

  • Como a empresa deseja ser lembrada?
  • Quais diferenciais ela tem a oferecer aos colaboradores?
  • Qual cultura organizacional a empresa vai investir?
  • Quais ações, efetivamente, farão sentido aos colaboradores?
  • Como gerar bem-estar e motivação a todos?

A partir das respostas, você consegue ter um norte para o fortalecimento da marca empregadora e criar um clima organizacional em que as pessoas sintam muita satisfação em fazer parte.

O papel fundamental do RH Estratégico

Employer Branding e RH andam juntos nesta jornada em busca do reconhecimento por ser uma boa empresa. Imagina um candidato que participou de um processo seletivo e achou os métodos utilizados discriminatórios, por exemplo. Ele aproveita as redes sociais e faz uma reclamação pública sobre isso. Esse tipo de situação geraria uma crise para a marca sem precedentes.

Promover um bom relacionamento entre os colaboradores também faz parte da rotina do Recursos Humanos, que pode sugerir meios para receber sugestões, críticas e ideias que melhoraram o dia a dia de todos.

As melhorias de imagem que a diversidade e inclusão proporciona

Quando uma empresa séria e comprometida com o sucesso passa a investir também em diversidade e inclusão, ela reforça seu compromisso com questões fundamentais de empregabilidade em nosso país.

Há anos, pessoas com deficiência, por exemplo, lutam por uma oportunidade para mostrar seus talentos. E quando conseguem, algumas empresas não dão o suporte necessário para que consigam evoluir, pois pensam que precisam só cumprir o que determina a Lei, o que passa bem longe de um empreendimento com boa reputação.

Neste contexto, o Employer Branding traz o merecido protagonismo aos colaboradores, pois olha para as ferramentas que conseguem garantir a realização das tarefas, além de traçar meios de contribuir com o crescimento profissional e satisfação.

Exemplos de ações que valorizam a marca

Entre as vantagens do Employer Branding estão: retenção dos talentos, possibilidades de negociar melhores valores com os fornecedores — pois sabem que lidam com uma marca respeitada — um time motivado e pessoas que, realmente amam trabalhar na empresa.

Para chegar neste patamar de reputação, portanto, garanta que haja bons investimentos em um time qualificado para fazer as ações. Entre alguns exemplos estão: atração e seleção, inclusão e retenção; ações de impacto como apresentações, palestras, programas de crescimento profissional etc.

Por fim, sua marca sempre será lembrada pelas experiências que promoveu. Lembre-se sempre disso!