10 dicas para uma boa entrevista

Durante o período em que realizei uma pesquisa de R&S, observei diversos profissionais questionando os RHs sobre quais são as regras utilizadas pelas empresas para uma efetiva seleção e os motivos das reprovações. Entre muitas respostas, vou compartilhar com você o que eu, como especialista em R&S, priorizo, indico e sugiro para quem busca uma recolocação:

  1. Quando visualizar uma oportunidade de trabalho, primeiramente conheça detalhes sobre a empresa: entre no site e veja se a cultura, valores e competências estão de acordo com a sua busca. Pergunte-se: eu me vejo trabalhando nesta empresa? Por quê?
  2. Optando em seguir no processo seletivo, antes de encaminhar seu currículo, verifique se está atualizado de acordo com as exigências da vaga e no formato mínimo desejado pelas empresas.
  3. Foi convocado? Maravilha! Então, um dia antes, o ideal é conhecer o trajeto e se preparar para possíveis contratempos (trânsito, metrô ou ônibus); pense em sair mais cedo para chegar com fôlego ao local a fim de extravasar a ansiedade e não comprometer sua entrevista.
  4. Lembre-se: a “última impressão é a que fica”. Sua forma de se vestir deve ser a mais profissional possível e isso não significa usar roupas caras ou de marca. O que importa é ir impecável! Afinal de contas, você deve ser um espelho do que é todos os dias.
  5. Seja verdadeiro em suas experiências, formação e idiomas. A falta de veracidade dessas informações conta como desperdício de tempo para você e o selecionador.
  6. Prepare-se para perguntas que virão durante a entrevista, quando o seu modo de se portar ficará exposto. Demonstre o que tem praticado para melhorar seu comportamento em desenvolvimento e os pontos positivos que somarão à empresa e à função desejada.
  7. Ao término da entrevista, caso o selecionador não fale, pode perguntar sobre as etapas do processo, tire suas dúvidas sobre prazos, feedbacks e respeite o tempo que ele mencionar.
  8. Caso o feedback não ocorra dentro do prazo combinado, você pode e deve enviar um e-mail perguntando se o processo foi finalizado e sobre sua entrevista.
  9. Os RHs têm buscado profissionais com vontade de crescer, desenvolver-se, com aquele “brilho nos olhos”, sabe? Toda entrevista vale sua dedicação.
  10. Nunca desista, busque seus sonhos, idealize e pesquise empresas que se enquadram no seu estilo de vida.

Para finalizar, busque empresas que queiram te ajudar a construir uma carreira, com planos de desenvolvimento profissional e desafios que te incentivem a melhorar todos os dias; Valorize-se, afinal de contas, se você não fizer por você, procurando melhorar todos os dias e investir em conhecimentos, ninguém o fará.

Desejo sucesso!

Boa sorte e boa recolocação!

Por Roberta Marco Rodrigues